Loading...
Continuando com os destaques da degustação na vinícola Markus Molitor, em Outubro de 2018.
Neste post falo dos vinhos meio-secos e doces.
•
Antes de mais nada é bom falar do preconceito com os meio-doces. De fato há uma infinidade de vinhos de baixa qualidade nesta categoria, em que o açúcar residual é utilizado para mascarar defeitos e deixa-los mais agradáveis a paladares que não estão familizarizados com vinhos secos. Mas quando falamos de vinhos de alta qualidade a coisa muda completamente de figura. Eles podem ser extremamente versáteis em harmonizações: combinam muito bem com os pratos picantes da culinária asiática, por exemplo. A chave está no equilíbrio entre açúcar e acidez e isso os grandes produtores alemães sabem fazer com maestria.
•
O Erdener Treppchen Auslese 2005 é um belo exemplo, para mudar conceitos. Um Riesling extremamente rico, denso e redondo. Na mesma degustação pude provar o 2011 do mesmo vinhedo (seco e meio-seco) que deixou nítida a maior complexidade trazida pelo tempo: camadas de notas minerais, querosene, mel, manga, pêssego e melão. Muito saboroso, com uma acidez já domada mas suficiente para deixar o dulçor sob controle.
•
Passando aos doces, o Zeltinger Sonnenuhr Spätlese foi o mais maduro que provamos no dia. Extramemente saboroso, apresentou as famosas notas petroláceas mais intensas Os 15 anos deram a ele uma bela complexidade, e embora a acidez não seja mais tão marcante (talvez também pelo ano – 2003 – de muito calor na Europa), não é nem um pouco enjoativo, muito pelo contrário. É mais um ótimo exemplo da longevidade destes Rieslings.
•
Por fim, subindo de categoria nos doces para um belíssimo Auslese do vinhedo Himmelreich em Graach. É daqueles vinhos que faz a gente salivar só pela lembrança. Tem um belíssimo nariz e é muito profundo, com o dulçor envolvido por uma acidez surpreendente que limpa o palato e convida a mais um gole (depois de um longo final). Puro, preciso, com fruta (suculenta) e mineralidade em plena harmonia. Um grande Riesling com uma longa vida pela frente. Dá para pensar em harmonizações por semelhança ou contraste mas sinceramente prefiro beber ele sem acompanhamento, como vinho de meditação.
3 179 4 hours ago
Continuando com os destaques da degustação na vinícola markus molitor, em outubro de 2018.
neste post falo dos vinhos meio-secos e doces.

antes de mais nada é bom falar do preconceito com os meio-doces. de fato há uma infinidade de vinhos de baixa qualidade nesta categoria, em que o açúcar residual é utilizado para mascarar defeitos e deixa-los mais agradáveis a paladares que não estão familizarizados com vinhos secos. mas quando falamos de vinhos de alta qualidade a coisa muda completamente de figura. eles podem ser extremamente versáteis em harmonizações: combinam muito bem com os pratos picantes da culinária asiática, por exemplo. a chave está no equilíbrio entre açúcar e acidez e isso os grandes produtores alemães sabem fazer com maestria.

o erdener treppchen auslese 2005 é um belo exemplo, para mudar conceitos. um riesling extremamente rico, denso e redondo. na mesma degustação pude provar o 2011 do mesmo vinhedo (seco e meio-seco) que deixou nítida a maior complexidade trazida pelo tempo: camadas de notas minerais, querosene, mel, manga, pêssego e melão. muito saboroso, com uma acidez já domada mas suficiente para deixar o dulçor sob controle.

passando aos doces, o zeltinger sonnenuhr spätlese foi o mais maduro que provamos no dia. extramemente saboroso, apresentou as famosas notas petroláceas mais intensas os 15 anos deram a ele uma bela complexidade, e embora a acidez não seja mais tão marcante (talvez também pelo ano – 2003 – de muito calor na europa), não é nem um pouco enjoativo, muito pelo contrário. é mais um ótimo exemplo da longevidade destes rieslings.

por fim, subindo de categoria nos doces para um belíssimo auslese do vinhedo himmelreich em graach. é daqueles vinhos que faz a gente salivar só pela lembrança. tem um belíssimo nariz e é muito profundo, com o dulçor envolvido por uma acidez surpreendente que limpa o palato e convida a mais um gole (depois de um longo final). puro, preciso, com fruta (suculenta) e mineralidade em plena harmonia. um grande riesling com uma longa vida pela frente. dá para pensar em harmonizações por semelhança ou contraste mas sinceramente prefiro beber ele sem acompanhamento, como vinho de meditação.
Wine Wednesday: Upgraded 💃🍷🔥
📸 @fxbgwinelady
#winewednesday #vsattui #madeira #winetasting #cigars #dessertwine #upgrade
27 714 3 days ago
Wow, so sweet and beautiful🏖
Which your favourite? 🐬
By @naturally.jo 
Follow😊 Comment💭 Like👍
.
.
.
.
@my_stylish_friend 
@my_stylish_friend 
@my_stylish_friend
51 539 last month
Wow, so sweet and beautiful🏖
which your favourite? 🐬
by @naturally.jo
follow😊 comment💭 like👍
.
.
.
.
@my_stylish_friend
@my_stylish_friend
@my_stylish_friend
Long weekends are sweet, just like these cannolis paired with the 2013 Riesling icewine from @twosisters_vineyards 😋
.
Whether you are looking for a great dessert wine or a very Canadian gift for friends overseas, definitely check out this one if you are in Niagara wine country. Beautiful golden colour with notes of citrus and pears, a nice long finish on the palate at the same time without being overly sweet. Absolutely fantastic!
141 577 4 weeks ago
Long weekends are sweet, just like these cannolis paired with the 2013 riesling icewine from @twosisters_vineyards 😋
.
whether you are looking for a great dessert wine or a very canadian gift for friends overseas, definitely check out this one if you are in niagara wine country. beautiful golden colour with notes of citrus and pears, a nice long finish on the palate at the same time without being overly sweet. absolutely fantastic!
There's always room for dessert! Tonka panna cotta, caramelised white chocolate, roasted rhubarb, rhubarb syrup.
.
.
.
.
.
.
.
#pannacotta #italiandessert #rhubarb #rhubarddessert #sweeteats #italiansweets #dessertwine #tonkabean #instasweetoftheday #instadesserts #sydneydesserts
14 170 1 weeks ago
There's always room for dessert! tonka panna cotta, caramelised white chocolate, roasted rhubarb, rhubarb syrup.
.
.
.
.
.
.
.
#pannacotta #italiandessert #rhubarb #rhubarddessert #sweeteats #italiansweets #dessertwine #tonkabean #instasweetoftheday #instadesserts #sydneydesserts
The perfect cool down
•
•
•
#winelover #dessertwine #napavalley #ildolce #ildolcefarniente #wine #winecountry #summer #summersips
42 1,068 last month
Hi Genie 🧞‍♂️,
I promise I will be a good girl and never complain about anything in life again if I could have champagne brunch like this every weekend, finish by lovely dessert wines.
Please consider my offer. Look forward to hearing back from you. 😊
Best Regards,
Yuki
#Poppinjays #TheMurrayHK @themurrayhk
📸: @vivianxchoi #vivifotography
⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯
#YukiEatsInCentral #YukiHotels
@discoverhongkong #DiscoverHongKong
60 1,345 last month
Hi genie 🧞‍♂️,
i promise i will be a good girl and never complain about anything in life again if i could have champagne brunch like this every weekend, finish by lovely dessert wines.
please consider my offer. look forward to hearing back from you. 😊
best regards,
yuki
#poppinjays #themurrayhk @themurrayhk
📸: @vivianxchoi #vivifotography ⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯⋯
#yukieatsincentral #yukihotels @discoverhongkong #discoverhongkong